Avançar para o conteúdo principal
Crítica: Aproveita A Vida Henry Altmann (The Angriest Man In Brooklyn), de Phil Alden Robinson



Robin Williams é um daqueles (poucos) atores que estão pura e simplesmente "condenados" a ficar para sempre na história do cinema, não só pelo seu talento, mas pela forma como o usaram para chegar ao público, para o divertir e, por vezes, até comover. Ao longo da sua carreira Williams foi um professor preferido de toda a gente em "O Clube Dos Poetas Mortos", o homem que gritava "Bom Dia, Vietname", o psicólogo que salvou Matt Damon em "O Bom Rebelde", o Peter Pan" de Spielberg em "Hook", foi heterossexual e homossexual, foi um ser humano, e um ser robótico e, acima de tudo, foi todas essas personagens na perfeição, como tal é natural que não tenha sido fácil vê-lo partir. Porém, antes do seu falecimento o ator ainda deixou cinco obras inéditas, a primeira das quais chega agora às nossas salas e é com alegria que declaro que "Aproveita A Vida Henry Altmann" é apenas mais uma, de muitas  provas da imensidão de talento possuída pelo seu protagonista.
Começando num registo de leve e divertida comédia de situação, Phil Alden Robinson (que já não filmava há mais de uma década) vai-nos apresentando a Henry Altmann um homem rezingão, odiado por tudo e todos, que parece habitar num constante estado de fúria, porém à medida que a obra avança vamos começando a perceber que este nem sempre foi assim e aqui a interpretação de Robin Williams é fundamental, contrastando aquela raiva e ódio que parecem ser constantes na vida da personagem, com uma humanidade e humor surpreendentes, que vão sendo destacados em alguns flashbacks ou pequenas situações, que nos levam a entrar dentro da cabeça da personagem e perceber o porquê daquela sua aparente infelicidade, tudo isto simplesmente a servir como uma espécie de preparação para uma reta final surpreendentemente tocante. Fundamental realçar também Hamish Linklater, aqui a interpretar o filho do protagonista, que apesar de apenas partilhar com ele uma pequena e fugaz cena consegue mostrar como algo tão simples como aquilo que é ilustrado (que como é óbvio não será aqui revelado) pode encerrar tanto significado.
E por isso, este "Aproveita A Vida Henry Altmann" acaba por funcionar na perfeição como um peculiar feel-good movie, que apresenta num registo divertido, uma premissa original e curiosa e uma mensagem de grande importância. E afinal o que é que se pode pedir mais?
10/10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)