Crítica: "O Pátio Das Cantigas", de Leonel Vieira
Realização: Leonel Vieira
Argumento: Pedro Varela
Elenco: Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Anabela Moreira, Rui Unas, Manuel Marques, Cristovão Campos, Aldo Lima, José Pedro Vasconcelos, Bruna Quintas
Género: Comédia
Classificação Etária: M/12
Data De Estreia (Portugal): 30/07/2015
Facebook Oficial | IMDB
Realização: Leonel Vieira
Argumento: Pedro Varela
Elenco: Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Anabela Moreira, Rui Unas, Manuel Marques, Cristovão Campos, Aldo Lima, José Pedro Vasconcelos, Bruna Quintas
Género: Comédia
Classificação Etária: M/12
Data De Estreia (Portugal): 30/07/2015
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Sete décadas depois da estreia, "O Pátio das Cantigas" voltou esta semana às salas de cinema nacionais sob a forma de um remake dirigido Leonel Vieira (que fez o ótimo "Arte de Roubar", em 2008), que será o primeiro de uma trilogia de "Novos Clássicos" que a produtora Stopline preparou com a RTP (depois de passar nas salas, "O Pátio" vai ser exibido no canal, no formato de minissérie) e de que fazem ainda parte outros filmes da chamada "era de ouro" da comédia cinematográfica portuguesa (que no fundo se reduz a seis ou sete filmes): "O Leão da Estrela" e "A Canção de Lisboa". A história (para quem não sabe) segue um típico pátio lisboeta, por altura das festas dos Santos Populares, onde acompanhamos uma série de personagens que vivem o seu quotidiano, onde não faltam amores e grandes rivalidades.
O resultado é uma comédia leve e divertida, que capta na perfeição o espírito da fita que lhe deu origem, mas peca pelo argumento (da autoria de Pedro Varela, o criador da série "Os Filhos do Rock", que permanece como uma das mais interessantes produções televisivas nacionais dos últimos anos) cheio de "pontas soltas" (o sub-enredo que envolve a investigação de um assalto a uma loja do bairro é, no mínimo, rídiculo) e pelo final apressado. Ainda assim, uma fita surpreendentemente sólida, com algumas ideias interessantes (o retrato do Portugal das telenovelas, que são afinal a forma dominante de ficção no interior do quotidiano nacional, é manifestamente curioso), que mesmo não atingindo patamares de elevada qualidade, é caso para se transformar num fenómeno de apreço fácil.
Classificação: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10
Texto de Miguel Anjos
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