Avançar para o conteúdo principal
Crítica: "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino



Título Original: "The Hateful Eight"
Realização: Quentin Tarantino
Argumento: Quentin Tarantino
Elenco: Samuel L. JacksonKurt RussellJennifer Jason LeighWalton GogginsDemián BichirTim RothMichael MadsenBruce Dern
Género: Crime, Drama, Mistério
Duração: 168 minutos
País: EUA
Ano: 2015
Data De Estreia (Portugal): 04/02/2016
Classificação Etária: M/16


Quentin Tarantino está de volta! Porém, em boa verdade, diga-se que este seu regresso se faz com um filme verdadeiramente fora do comum (mesmo dentro da filmografia do próprio) capaz de irritar quem não é fanático da sua linguagem e códigos, mas isso também são boas notícias, porque se, de facto, tal coisa nos leva a crer que este não será, porventura, o filme mais comercial do seu currículo (os resultados de bilheteira nos EUA foram pouco encorajadores), também significa que estamos perante uma experiência única e irrepetível que constitui um dos seus trabalhos mais sofisticados à data, quer a nível de escrita, quer de encenação.


A narrativa tem lugar vários anos depois da Guerra Civil (um episódio fulcral da história dos Estados Unidos, pelo qual o cineasta já admitiu nutrir um enorme fascínio), numa estalagem nas montanhas onde oito estranhos (interpretados por Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Walton Goggins, Demián Bichir, Tim Roth, Michael Madsen, Bruce Dern) se refugiam de uma terrível tempestade de neve. Aos poucos, os oito viajantes começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando assim a um inevitável confronto.


Desde logo, importa dissipar quaisquer sentimentos de dúvida existentes, "Os Oito Odiados" é uma obra-prima (não se esperava menos de Tarantino) que toda a gente devia ver numa sala de cinema (isto mesmo tendo em conta que, pelas mais variadas razões, não será, de maneira alguma, um filme para todos os gostos), um western moderno, assombroso na sua modernidade, através do qual o cineasta aborda temáticas que, infelizmente, ainda hoje ecoam na sociedade americana, como a tensão racial e a questão da posse de armas (este é, claramente, o seu filme mais político). A juntar a isso, a banda sonora original do veterano Ennio Morricone e um elenco de primeiríssima água, encabeçado por um impecável Samuel L. Jackson, naquela que fica para a história como uma das suas mais inesquecíveis interpretações. O realizador reencontra-se assim com a estrutura do seu primeiro filme "Cães Danados" (1995), reunindo um grupo de estranhos para, entre eles, instalar a desconfiança, o espírito detetivesco e a violência orquestrada. É inigualável e verdadeiramente imperdível.

Classificação: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10
Texto de Miguel Anjos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)