Avançar para o conteúdo principal
Crítica: "A História do Amor" ("The History of Love"), de Radu Mihaileanu



É sempre com muito prazer, que recebemos notícias do franco-romeno Radu Mihaileanu, cineasta pouco comum no panorama contemporâneo, que consistentemente tem abordado questões de identidade e exílio (muito próximas da sua própria condição, como imigrante de origem judia, num país que é manifestamente diferente do seu), com uma inteligência, acima do normal, que é acompanhada por um tom permanentemente melancólico e, talvez até desencantado, só ocasionalmente interrompido, com ligeireza, pelo humor subtil, mas, genuíno e deveras honesto. À sexta longa-metragem, notamos um regresso aos momentos mais marcadamente emotivos da sua curta filmografia, neste belíssimo melodrama, onde vai compondo uma delicada teia de personagens e eventos, na qual as dolorosas memórias de um sobrevivente da ocupação nazi da Polónia no começo da década de 40, que rumou em direção a Nova Iorque, funcionam como "catalisadoras" para que uma série de contos humanistas, possam então florescer. Descrevendo o ambiciosíssimo empreendimento que Mihaileanu aceitou de forma mais simples, digamos que este procurou alcançar um drama romântico, que deva menos à evocação histórica (embora esses elementos da mesma, aqui também existam) e mais a uma constante reencenação do impulso amoroso, enraizada na sua perene e visceral verdade e, por conseguinte, centrada nos muitos outros sentimentos, que dela derivam. Um projeto assim, como será mais ou menos óbvio, necessitaria sempre de um autor invulgar e, felizmente encontrou-o. Nas mãos do autor de títulos como Vai e Vive ou O Concerto, A História do Amor ganha o fulgor de um quadro vivo (os primeiros instantes a preto e branco, que só muito lentamente vão sendo coloridos, são um exemplo muito conclusivo disso mesmo), que nos engole na sua imensidão e, vem reafirmar o peso e poder das palavras, num filme que parece mesmo apaixonado por um romantismo muito literário (embora, obras como esta ou A Cidade Perdida de Z, de James Gray, se comecem a apoderar dele como matéria cinematográfica), que depois parece mesmo ser consumado por uma obsessão com ruínas, sejam as de uma cidade aniquilada, onde outrora houveram momentos de uma felicidade genuína à flor da pele ou, de uma relação amorosa encerrada demasiado cedo. E, nesse sentido, esta é mesmo uma história sobre o nascimento do amor, não só como um sentimento, mas como um sonho, que irremediavelmente dominará tudo o resto, para o bem e para o mal. Grandiosíssimo filme, que não merecia desaparecer para não mais deixar rasto na avalanche de lançamentos de verão.


Realização: Radu Mihaileanu
Género: Romance, Drama
Duração: 134 minutos

Comentários

  1. Concordo plenamente com as tuas palavras Miguel, o filme é soberbo, arrebatador, dos melhores que vi nos últimos tempos. Recomendo verdadeiramente, pois é imperdível.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)