Avançar para o conteúdo principal
MOTELX 2017: Dia 1 – “Super Dark Times” (de Kevin Phillips) e “The Limehouse Golem” (de Juan Carlos Medina)



“Super Dark Times”, de Kevin Phillips



Filmes coming of age não faltam, especialmente na cinematografia norte-americana. Mas, a primeira longa-metragem de Kevin Phillips é um daqueles exemplares, que mesmo tendo as suas raízes firmemente plantadas nessa riquíssima tradição, consegue oferecer-nos algo novo. História de uma adolescência interrompida, aqui conhecemos dois melhores amigos Zach (Owen Campbell) e Josh (Charlie Tahan), que partilham incontáveis interesses, que vão desde uma paixão genuína pelo universo dos super-heróis das bandas-desenhadas, até uma certa atração pela colega Allison. No entanto, após um trágico incidente, lentamente vão começando a separar-se. Campbell e Tahan são simplesmente excelentes, partilhando uma química palpável, que os torna imediatamente convincentes como estes dois amigos, que às tantas são mais próximos que irmãos. Phillips é um cineasta astuto e, sabe perceber o altíssimo calibre dos atores que tem em mãos e, serve-lhes um argumento daqueles bem astutos, cruzando bons diálogos, com situações implacavelmente tensas, acabando por se materializar numa daquelas pérolas cinematográficas, que tanto nos fazem chorar, roer as unhas e rir (muito até, porque estão aqui alguns dos momentos mais hilariantes de todo o ano). Posto da forma mais simples possível, pensemos em Crónica, Donnie Darko, Mean Creak e, a espaços, até Anticristo, agora juntemos tudo num cenário liceal e, imaginemos que alguém se lembrou de apresentar tudo isto, através de um “realismo à flor da pele”. O resultado? Super Dark Times, que coincidentemente ou não é um dos melhores filmes do ano.


Realização: Kevin Phillips
Género: Terror, Thriller, Drama
Duração: 100 minutos

“The Limehouse Golem” (“Os Crimes de Limehouse”), de Juan Carlos Medina


Terry Gilliam e Matthew Vaughn estiveram ambos bastante próximos de assinar contrato para transpor o emblemático romance homónimo de Peter Ackroyd, mas no fim de contas, quem acabou por conseguir o cargo foi o espanhol Juan Carlos Medina, autor do brilhante e perturbador Insensíveis (criminosamente pouco visto, no nosso mercado). Escolha mais ou menos curiosa, para uma história tão firmemente enraizada na história do Reino Unido. Nomeadamente, uma revisão histórica do reino de terror, exercido por Jack, o Estripador, aqui num registo de enigmático thriller classicista, com pronunciados contornos de giallo, onde acompanhamos a obscura odisseia de um inexperiente detetive (Bill Nighy, sempre extraordinário), que é incumbido de investigar uma série de homicídios brutais, ocorridos no perigosíssimo distrito de Limehouse. O elenco é uniformemente extraordinário (Olivia Cooke numa prestação de muitas e complexas nuances, constitui um destaque óbvio) e, a reconstituição da Londres vitoriana é simplesmente inatacável, mas o que fica na memória é um argumento inteligentíssimo, que tanto funciona como um belíssimo policial à moda antiga, como assume contornos de crítica social, abordando contundentemente problemas abissais da época (e, infelizmente, ainda não inteiramente resolvidos) como a homofobia e a misoginia. Uma excelente surpresa, que quem não conseguiu apanhar no MOTELX, poderá ver já amanhã no circuito comercial de salas.

Realização: Juan Carlos Medina
Argumento: Jane Goldman
Género: Thriller
Duração: 107 minutos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)