Avançar para o conteúdo principal
"No Coração da Escuridão", de Paul Schrader


Paul Schrader escreveu um livro chamado "Transcendental Style in Film: Ozu, Bresson, Dreyer". Nele, homenageava esse trio de autores, pela maneira como nos mostravam algo de transcendental. Dito de outro modo, conseguiam filmar “conceitos”, que pertenciam ao domínio do invisível. No entanto, embora falasse abertamente acerca do seu interesse por esse cinema teológico, digamos assim, Schrader sempre se encarou como alguém incapaz de conceber histórias similares. Como o mesmo tem dito em múltiplas entrevistas, “havia sido corrompido pelo sexo e violência da cinematografia americana”.

Mas, completados os seus 70 anos, um sentimento inexplicável e intraduzível aparentava ter-se apoderado do autor de “American Gigolo” e “A Felina”. Tinha chegado a altura de interiorizar, ou melhor corporizar essas suas inspirações, que durante tantos anos ficaram adormecidas. Era o momento de fazer o seu filme transcendental…


Chama-se “No Coração da Escuridão”, e encena a experiência dramática de um sacerdote protestante (Ethan Hawke) de uma pequena comunidade de Nova Iorque, que diariamente necessita de combater a corrupção da sua mente (incentivou o filho a alistar-se e perdeu-o nas areias ensanguentadas do Iraque, por “uma guerra sem qualquer justificação moral”) e corpo (um cancro), quando conhece um casal de ambientalistas radicais (Philip Ettinger e Amanda Seyfried). Ele, encara os atuais problemas ambientais e, especificamente, a falta de medidas para os combater, como uma sentença de morte que não demorará a abater-se sobre o planeta. Ela, teme que as convicções políticas do marido o conduzam a possíveis atos de violência…


Retomando temas que marcaram os seus primeiros trabalhos (pensamos em “Taxi Driver” ou “A Rapariga da Zona Quente”), Schrader permanece interessado em explorar, de forma sempre ambígua, as ténues fronteiras entre o Bem e o Mal, num conto moral que é também um olhar melancólico e impossivelmente romântico sobre o visível e o invisível, captando com pungente horror o dilema de uma personagem presa entre o martírio e o desejo (quem quiser desenhar outras comparações, poderá argumentar que o seu velho amigo e colaborador Martin Scorsese, percorrera caminhos similares no seu “Silêncio”, com o qual “No Coração da Escuridão” faria uma extraordinária dupla).

Seguindo essa mesma linha de pensamento, tornar-se-á necessário mencionar a intrincada composição de Ethan Hawke (omnipresente nalgumas das mais interessantes filmografias contemporâneas), que encapsula em si a violência interior que assombra este “No Coração da Escuridão”. Cada imagem, diálogo ou silêncio, parecem imediata e irremediavelmente condenados, por um horror que sabemos estar destinado a surgir a qualquer momento. Dito de outro modo, estamos perante um drama, com contornos pronunciados daquilo a que apetece chamar de terror metafísico, que é narrativamente calmo, mas espiritualmente inquieto.

Recentemente, durante uma entrevista destinada a promover o lançamento de “No Coração da Escuridão” nos EUA, o autor dizia abertamente que não lhe pareciam “existir razões para nutrir nenhum tipo de otimismo em relação ao futuro”, e aquele que aparenta mesmo ir ficar como o seu derradeiro filme demonstra precisamente isso. Aconteça o que acontecer, há uma magoa terminal nestas imagens, que rapidamente entra na nossa epiderme e nela se aloja nos 104 minutos que se seguem. É o equivalente cinematográfico de uma porta de saída, portanto. Depois disto, não resta mais nada.


Realização: Paul Schrader

Argumento: Paul Schrader

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)