Avançar para o conteúdo principal
Óscares 2015: As Nomeações



Melhor Filme:
"American Sniper"
"Birdman"
"Boyhood"
"The Grand Budapest Hotel"
"The Imitation Game"
"Selma"
"The Theory Of Everything"
"Whiplash"

Melhor Realizador
Alejandro González Iñárritu, "Birdman"
Richard Linklater, "Boyhood"
Bennett Miller, "Foxcatcher"
Wes Anderson, "The Grand Budapest Hotel"
Morten Tyldum, "The Imitation Game"

Melhor Actor
Bradley Cooper, "American Sniper"
Steve Carell, "Foxcatcher"
Benedict Cumberbatch, "The Imitation Game"
Eddie Redmayne, "The Theory Of Everything"
Michael Keaton, "Birdman"

Melhor Actriz:
Marion Cotillard, "Two Days, One Night
Felicity Jones, "The Theory Of Everything"
Julianne Moore, "Still Alice"
Rosamund Pike, "Gone Girl"
Reese Whiterspoon, "Wild"

Melhor Actor Secundário:
Robert Duvall - "The Judge"
Ethan Hawke - "Boyhood" 
Edward Norton - "Birdman" 
Mark Ruffalo - "Foxcatcher"
J.K. Simmons - "Whiplash"

Melhor Actriz Secundária:
Patricia Arquette - "Boyhood" 
Laura Dern - "Wild" 
Keira Knightley - "The Imitation Game" 
Emma Stone - "Birdman" 
Meryl Streep - "Into the Woods"

Melhor Argumento Original:
"Birdman" - Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. & Armando Bo 
"Boyhood" - Richard Linklater 
"Foxcatcher" - E. Max Frye and Dan Futterman 
"The Grand Budapest Hotel" - Wes Anderson & Hugo Guinness 
"Nightcrawler" - Dan Gilroy

Melhor Argumento Adaptado:
"American Sniper" - Jason Hall 
"The Imitation Game" - Graham Moore 
"Inherent Vice" - Paul Thomas Anderson 
"The Theory of Everything" - Anthony McCarten 
"Whiplash" - Damien Chazelle

Melhor Filme De Língua Estrangeira:
"Ida"
"Leviathan"
"Tangerines"
"Timbuktu" 
"Wild Tales"

Melhor Filme De Animação:
"Big Hero 6" - Don Hall, Chris Williams e Roy Conli 
"The Boxtrolls" - Anthony Stacchi, Graham Annable e Travis Knight 
"How to Train Your Dragon 2" - Dean DeBlois e Bonnie Arnold 
"Song of the Sea" - Tomm Moore e Paul Young 
"The Tale of the Princess Kaguya" - Isao Takahata e Yoshiaki Nishimura

Melhor Documentário:
"CitizenFour" - Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky 
"Finding Vivian Maier" - John Maloof e Charlie Siskel 
"Last Days in Vietnam" - Rory Kennedy e Keven McAlester 
"The Salt of the Earth" - Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado e David Rosier 
"Virunga" - Orlando von Einsiedel e Joanna Natasegara

Melhor Cinematografia:
"Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)" - Emmanuel Lubezki 
"The Grand Budapest Hotel" - Robert Yeoman 
"Ida" - Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski 
"Mr. Turner" - Dick Pope 
"Unbroken" - Roger Deakins

Melhor Guarda-Roupa:
"The Grand Budapest Hotel" - Milena Canonero 
"Inherent Vice" - Mark Bridges 
"Into the Woods" - Colleen Atwood 
"Maleficent" - Anna B. Sheppard e Jane Clive 
"Mr. Turner" - Jacqueline Durran

Melhor Edição:
"American Sniper" - Joel Cox e Gary D. Roach 
"Boyhood" - Sandra Adair 
"The Grand Budapest Hotel" - Barney Pilling 
"The Imitation Game" - William Goldenberg 
"Whiplash" - Tom Cross

Maquiagem & Penteados:
"Foxcatcher" 
"The Grand Budapest Hotel" 
"Guardians of the Galaxy" 

Banda Sonora:
"The Grand Budapest Hotel" - Alexandre Desplat 
"The Imitation Game" - Alexandre Desplat 
"Interstellar" - Hans Zimmer 
"Mr. Turner" - Gary Yershon 
"The Theory of Everything" - Jóhann Jóhannsson 

Música Original:
"Everything Is Awesome", "The Lego Movie" 
"Glory" , "Selma"
"Grateful", "Beyond the Lights" 
"I'm Not Gonna Miss You" , "Glen Campbell...I'll Be Me" 
"Lost Stars" , "Begin Again"

Design de Produção:
"The Grand Budapest Hotel" 
"The Imitation Game" 
"Interstellar" 
"Into the Woods" 
"Mr. Turner" 

Melhor Curta Metragem (Documental):
"Crisis Hotline: Veterans Press 1" - Ellen Goosenberg Kent e Dana Perry
"Joanna" - Aneta Kopacz 
"Our Curse" - Tomasz Sliwinski e Maciej Slesicki 
"The Reaper (La Parka)" - Gabriel Serra Arguello 
"White Earth" - J. Christian Jensen

Melhor Curta Metragem (Animação):
"The Bigger Picture" - Daisy Jacobs e Christopher Hees 
"The Dam Keeper" - Robert Kondo e Dice Tsutsumi 
"Feast" - Patrick Osborne e Kristina Reed 
"Me and My Moulton" - Torill Kove 
"A Single Life"- Joris Oprins 

Melhor Curta Metragem (Ficção):
"Aya" - Oded Binnun e Mihal Brezis 
"Boogaloo and Graham" - Michael Lennox e Ronan Blaney 
"Butter Lamp (La Lampe Au Beurre De Yak)" - Hu Wei e Julien Féret 
"Parvaneh" - Talkhon Hamzavi and Stefan Eichenberger 
"The Phone Call" - Mat Kirkby e James Lucas 

Edição de Som:
"American Sniper" 
"Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)" 
"The Hobbit: The Battle of the Five Armies" 
"Interstellar" 
"Unbroken"

Melhor Som:
"American Sniper" 
"Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)" 
"Interstellar" 
"Unbroken" 
"Whiplash"

Melhores Efeitos Visuais:
"Captain America: The Winter Soldier" 
"Dawn of the Planet of the Apes" 
"Guardians of the Galaxy" 
"Interstellar" 
"X-Men: Days of Future Past"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÍTICA - "THE APPRENTICE - A HISTÓRIA DE TRUMP"

"The Apprentice", em Portugal, acompanhado pelo subtítulo "A História de Trump", tornou-se num dos filmes mais mediáticos do ano antes de ser revelado ao público, em maio, no Festival de Cannes, "poiso" habitual do seu autor, o iraniano-sueco-dinamarquês Ali Abbasi. De facto, os tabloides tiveram muito por onde pegar, houve um apoiante de Donald Trump que, inconscientemente, terá sido um dos financiadores de "The Apprentice" (só podemos especular que terá assumido que o filme se tratava de uma hagiografia, de pendor propagandístico), a campanha de boicote que Trump e a sua comitiva lançaram contra o filme, a dificuldade de encontrar um distribuidor no mercado norte-americano (nenhum estúdio quer ter um possível Presidente como inimigo), etc. A polémica vale o que vale (nada), ainda que, inevitavelmente, contribua para providenciar um ar de choque a "The Apprentice", afinal, como exclamam (corretamente) muitos dos materiais promocionais ...

"Flow - À Deriva" ("Straume"), de Gints Zilbalodis

Não devemos ter medo de exaltar aquilo que nos parece "personificar", por assim dizer, um ideal de perfeição. Consequentemente, proclamo-o, sem medos, sem pudores, "Flow - À Deriva", do letão Gints Zilbalodis é um dos melhores filmes do século XXI. Um acontecimento estarrecedor, daqueles que além de anunciar um novo autor, nos providencia a oportunidade rara, raríssima de experienciar "cinema puro". O conceito é simultaneamente simples e complexo. Essencialmente, entramos num mundo que pode ou não ser o nosso, onde encontramos apenas natureza, há resquícios do que pode, eventualmente, ter sido intervenção humana, mas, permanecem esquecidos, abandonados, nalguns casos, até consumidos pela vegetação. Um dia, um gato, solitário por natureza, é confrontado com um horripilante dilúvio e, para sobreviver, necessita de se unir a uma capivara, um lémure-de-cauda-anelada e um cão. Segue-se uma odisseia épica, sem diálogos, onde somos convidados (os dissidentes, cas...

"Oh, Canada", de Paul Schrader

Contemporâneo de Martin Scorsese, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, Paul Schrader nunca conquistou o estatuto de "popularidade" de nenhum desses gigantes... e, no entanto (ou, se calhar, por consequência de), é, inquestionavelmente, o mais destemido. Em 1997, "Confrontação", a sua 12ª longa-metragem, tornou-se num pequeno sucesso, até proporcionou um Óscar ao, entretanto, falecido James Coburn. Acontece que, o mediatismo não o deslumbrou, pelo contrário, Schrader tornou-se num cineasta marginal, aberto às mais radicais experiências (a título de exemplo, mencionemos "Vale do Pecado", com Lindsay Lohan e James Deen). Uma das personas mais fascinantes do panorama cultural norte-americano, parecia ter escolhido uma espécie de exílio, até que, "No Coração da Escuridão", de 2017, o reconciliou com o público. Aliás, o filme representou o início de uma espécie de trilogia, completada por "The Card Counter: O Jogador", em 2021, e "O ...