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"Antidepressivo Árabe", de Manele Labidi


Quem conhecer a cinematografia francesa, certamente lhe reconhecerá uma capacidade invulgar para analisar os costumes de determinados locais por via do sentido de humor, sem simplismos panfletários ou maniqueísmos redutores. Um bom exemplo dessa prática é a primeira longa-metragem da franco-tunisina Manele Labidi, intitulada "Antidepressivo Árabe", onde se propõe a colocar a mentalidade de toda uma nação no divã de um consultório de psicologia. Em causa, está a história de Selma, uma psicanalista que regressa de Paris à sua Argélia natal com um sonho, que é também uma ideia de negócio. Fazer uso de um terraço para dar consultas aos habitantes da zona. O resultado é um arrebatador sucesso. No entanto, esquece-se que necessita de meter papéis para legalizar o seu ofício, o que a vai aprisionar num processo aparentemente interminável de lenta burocracia, acompanhado pelo preconceito perante a psicoterapia que vai tendo que enfrentar no seu dia-a-dia. Golshsiteh Farahani é eximia a dar vida a uma protagonista que é também uma vítima da sua condição: não sente nenhum tipo de pertença em Paris, mas também não se enquadra completamente numa Tunísia ainda muito conservadora. Essa peculiar dicotomia auxilia "Antidepressivo Árabe" a cultivar o tom de uma inusitada comédia dramática, que providencia muitas e frequentes gargalhadas ao espetador, ao mesmo tempo, que mantém uma perspetiva crítica sobre essa sociedade demasiado presa a ideias que deviam ter ficado no passado, sobretudo no que toca aos preconceitos perante a mulher e à cegueira autoimposta que os leva a recusar qualquer forma de ajuda, que não seja derivada da religião. Antidepressivo Árabe é, portanto, uma visão bem-humorada, mesmo que levemente contaminada por alguma melancolia, que estuda estados de alma com leveza, charme e inteligência. Um pequeno bombom que merece ser prezado…


Texto de Miguel Anjos

Título Original: “Un Divan à Tunis”
Realização: Manele Labidi
Argumento: Manele Labidi
Elenco: Golshifteh Farahani, Majd Mastoura, Aïsha Ben Miled

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