Avançar para o conteúdo principal

 "RIFKIN'S FESTIVAL"

HOLLYWOOD COLOCOU WOODY ALLEN DE LADO PERMANENTEMENTE, LEVANDO MESMO AO APARECIMENTO DE DISCURSOS QUE TENTAM QUESTIONAR O LUGAR INAMOVÍVEL QUE O AUTOR DE "ANNIE HALL" E "MANHATTAN" OCUPA NA HISTÓRIA DO CINEMA CONTEMPORÂNEO (AMERICANO OU NÃO), NO ENTANTO, ISSO NÃO O IMPEDIU DE CONTINUAR A SER EXTRAORDINARIAMENTE PROLÍFICO, MANTENDO UMA INVEJÁVEL MÉDIA DE UM FILME POR ANO AOS 85 ANOS...

EM "RIFKIN'S FESTIVAL", ENCONTRAMO-LO EM TERRITÓRIO FAMILIAR. ISTO É, A ENCENAR AS DEAMBULAÇÕES DE UM NOVA-IORQUINO INTELECTUAL E NEURÓTICO QUE PROCURA UMA RESPOSTA PARA AS GRANDES PERGUNTAS (QUAL É O SENTIDO DA VIDA? SERÁ QUE A EXISTÊNCIA SE LIMITA AO TEMPO QUE PASSAMOS NO PLANO TERRENO OU HAVERÁ ALGO MAIS?), ENQUANTO ANDA À DERIVA NO INTERIOR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, TENDO COMO PANO DE FUNDO UMA CIDADE EUROPEIA, NESTE CASO, SAN SEBÁSTIAN, QUE ALLEN TRANSFORMA NUM CENÁRIO DE INFINITOS PARADOXOS, ONDE O ENCANTO DOS LUGARES ACOLHE AS GRANDEZAS DOS HUMANOS, EXPONDO TAMBÉM AS SUAS MISÉRIAS.

WALLACE SHAWN INTERPRETA A PERSONAGEM TITULAR, MORT RIFKIN, UM PROFESSOR DE CINEMA REFORMADO QUE AMBICIONA ESCREVER UM GRANDE ROMANCE, REMINISCENTE DE JOYCE E DOSTOIÉVSKI, CONTUDO, O BLOQUEIO CRIATIVO EM QUE SE ENCONTRA NÃO LHE PERMITE FAZER QUAISQUER AVANÇOS NESSA POSSÍVEL OBRA-PRIMA. CERTO DIA, ACEITA RELUTANTEMENTE ACOMPANHAR A MULHER SUE (GINA GERSHON), QUE TRABALHA COMO RELAÇÕES PÚBLICAS DE CINEMA, AO FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN. ELA TEM A SEU CARGO A AGENDA DE UM PRETENSIOSÍSSIMO CINEASTA FRANCÊS, PHILIPPE (LOUIS GARREL), QUE PLANEIA RODAR UM FILME QUE ENCONTRE UMA SOLUÇÃO PARA O CONFLITO ENTRE ÁRABES E ISRAELITAS NO MÉDIO ORIENTE ("AINDA BEM QUE ELE SE VAI VIRAR PARA A FICÇÃO-CIENTIFICA", IRONIZA MORT AO OUVIR A NOTÍCIA).

PRESSENTINDO QUE SUE ESTÁ À BEIRA DE SE ENVOLVER SEXUAL OU ROMANTICAMENTE COM O JOVEM E SEDUTOR PHILLIPE, RIFKIN COMEÇA A SOFRER DE ANSIEDADE E A TER PALPITAÇÕES, LEVANDO-O A CONSULTAR A MÉDICA JO (ELENA ANAYA), A CONSELHO DE UM AMIGO, POR QUEM RAPIDAMENTE DESENVOLVE UMA ENORME AFEIÇÃO, MAS É UM TANTO OU QUANTO IMPROVÁVEL QUE A DOUTORA ESTEJA DISPONÍVEL A ABANDONAR O PINTOR (SERGI LÓPEZ) COM QUEM TEM UM CASAMENTO CONFLITUOSO, PARA INICIAR UM ROMANCE COM RIFKIN.


SEGUE-SE UMA GALERIA DE PEQUENOS MOMENTOS, SEMPRE A OSCILAR ENTRE A IRRISÃO TÍPICA DO SENTIDO DE HUMOR DE ALLEN E O MAIS SINGELO DRAMA, COM UM PEQUENO BÓNUS QUE É TUDO MENOS SECUNDÁRIO, É QUE O FILME É PONTUADO PELOS SONHOS CINEMATOGRÁFICOS DO PROTAGONISTA, EM QUE MORT DÁ POR SI NO INTERIOR DE ALGUNS DOS CLÁSSICOS QUE MAIS AMA ("CITIZEN KANE", "JULES E JIM", "O ACOSSADO" OU "O SÉTIMO SELO", MENCIONANDO APENAS ALGUNS), ASSUMINDO DIRETAMENTE A INFLUÊNCIA QUE O CINEMA SEMPRE TEVE SOBRE A OBRA DE WOODY ALLEN, NESSE SENTIDO, ESTA ACABA TAMBÉM POR SER UM HOMENAGEM AO PODER UNIVERSAL DA SÉTIMA ARTE, NÃO SENDO SEQUER DE DESCURAR O FACTO DE NENHUM DOS TÍTULOS MENCIONADOS SEREM FALADOS EM INGLÊS. NUM PERÍODO TEMPORAL EM QUE TRISTES ESPETÁCULOS COMO "STRANGER THINGS" OU "FEAR STREET" PARECEM ACHAR QUE BASTA COLECIONAR PEQUENAS "MENÇÕES" A TÍTULOS DO PASSADO, É EQUIVALENTE A UMA DIGNA HOMENAGEM AO SEU LEGADO, É BOM ENCONTRAR ALGUÉM QUE CONTINUA A SABER COMO DIALOGAR COM O PASSADO.

NÃO SERÁ PRECISO SUBLINHAR QUE ESTE CINEMA DE DESARMANTE SIMPLICIDADE, ONDE A COMPLEXIDADE DA MISE EN SCÈNE RECUSA QUALQUER MODO DE OSTENTAÇÃO, CONTINUA A SER INDISSOCIÁVEL DO TRABALHO DOS ATORES, DESDE O PROTAGONISTA WALLACE SHAWN (ANTIGO COLABORADOR DE LOUIS MALLE), A DAR CORPO E VERBO AO "ALTER-EGO" DO REALIZADOR COM UMA GRACIOSIDADE INQUESTIONÁVEL, ATÉ À EXTENSA DE GALERIA DE SECUNDÁRIOS QUE TANTO INCLUI O ESTONTEANTE GARREL, A SATIRIZAR O PEDANTISMO DE MUITOS JOVENS "AUTORES" ATUAIS, AO ENORME CHRISTOPH WALTZ, NUMA PEQUENA PARTICIPAÇÃO, MAS DELICIOSA PARTICIPAÇÃO.

★★★★
TEXTO DE MIGUEL ANJOS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÍTICA - "THE APPRENTICE - A HISTÓRIA DE TRUMP"

"The Apprentice", em Portugal, acompanhado pelo subtítulo "A História de Trump", tornou-se num dos filmes mais mediáticos do ano antes de ser revelado ao público, em maio, no Festival de Cannes, "poiso" habitual do seu autor, o iraniano-sueco-dinamarquês Ali Abbasi. De facto, os tabloides tiveram muito por onde pegar, houve um apoiante de Donald Trump que, inconscientemente, terá sido um dos financiadores de "The Apprentice" (só podemos especular que terá assumido que o filme se tratava de uma hagiografia, de pendor propagandístico), a campanha de boicote que Trump e a sua comitiva lançaram contra o filme, a dificuldade de encontrar um distribuidor no mercado norte-americano (nenhum estúdio quer ter um possível Presidente como inimigo), etc. A polémica vale o que vale (nada), ainda que, inevitavelmente, contribua para providenciar um ar de choque a "The Apprentice", afinal, como exclamam (corretamente) muitos dos materiais promocionais ...

"Flow - À Deriva" ("Straume"), de Gints Zilbalodis

Não devemos ter medo de exaltar aquilo que nos parece "personificar", por assim dizer, um ideal de perfeição. Consequentemente, proclamo-o, sem medos, sem pudores, "Flow - À Deriva", do letão Gints Zilbalodis é um dos melhores filmes do século XXI. Um acontecimento estarrecedor, daqueles que além de anunciar um novo autor, nos providencia a oportunidade rara, raríssima de experienciar "cinema puro". O conceito é simultaneamente simples e complexo. Essencialmente, entramos num mundo que pode ou não ser o nosso, onde encontramos apenas natureza, há resquícios do que pode, eventualmente, ter sido intervenção humana, mas, permanecem esquecidos, abandonados, nalguns casos, até consumidos pela vegetação. Um dia, um gato, solitário por natureza, é confrontado com um horripilante dilúvio e, para sobreviver, necessita de se unir a uma capivara, um lémure-de-cauda-anelada e um cão. Segue-se uma odisseia épica, sem diálogos, onde somos convidados (os dissidentes, cas...

CRÍTICA - "MEMÓRIA"

Michel Franco é um cineasta empático? O termo raramente lhe foi associado, aliás, títulos como "Nova Ordem" ou "Crepúsculo" levaram muitos a acusá-lo de sadismo, apoiando-se permanentemente num niilismo incessante para encenar as mais abjetas barbaridades. Enfim, temos de assumir que quem levanta essas acusações nunca viu, por exemplo, "Chronic", o seu primeiro filme em inglês, onde não era possível fechar os olhos ao humanismo. Em "Memória", encontramo-lo na sua melhor forma, pronto para confundir os seus detratores, com um filme... "fofinho", devastador é certo, mas, "fofinho" na mesma. É o conto de Sylvia (Jessica Chastain), uma assistente social, profundamente traumatizada pelos abusos sexuais que sofreu, primeiro, às mãos do pai e depois, de um ex-namorado, e Saul (Peter Sarsgaard), cuja vida é moldada e, acima de tudo, condicionada por uma doença degenerativa debilitante. É um conceito, no mínimo, complexo, quanto mais n...