Avançar para o conteúdo principal
"CAIXA NEGRA", DE YANN GOZLAN



REALIZADOR DE "CAPTIVES" (EXIBIDO NA DEFUNTA MOSTRA SYFY DE CINEMA FANTÁSTICO, MAS NUNCA ESTREADO COMERCIALMENTE) E "UM HOMEM IDEAL" (CIRCUNSCRITO A PONTUAIS EXIBIÇÕES TELEVISIVAS E VIDEOCLUBES), YANN GOZLAN FINALMENTE CONSEGUE ESTREAR UM FILME SEU NAS SALAS DE CINEMA NACIONAIS E APETECE DIZER QUE OS PORTUGUESES NÃO PODIAM DEPARAR COM UMA MELHOR PORTA DE ENTRADA PARA A SUA OBRA.

EM "CAIXA NEGRA", GOZLAN LEVA-NOS AGORA ATÉ AO MUNDO SOMBRIO E EXTREMAMENTE COMPETITIVO DA AERONÁUTICA, ONDE OS ALTOS VALORES MONETÁRIOS ENVOLVIDOS E À AUTOMATIZAÇÃO DOS AVIÕES COLOCA EM CENA QUESTÕES IMPORTANTES NA RELAÇÃO HOMENS/MÁQUINAS E NOS JOGOS DE PODER ENTRE GRANDES EMPRESAS E O PRÓPRIO ESTADO.



TUDO COMEÇA COM A QUEDA DE UM AVIÃO NOVINHO EM FOLHA NOS ALPES. MATHIEU VASSEUR (PIERRE NINEY, COQUELUCHE DO ATUAL CINEMA FRANCÓFONO E ATOR FETICHE DE GOZLAN), UM ESPECIALISTA NA ANÁLISE DE CAIXAS NEGRAS, É SUBITAMENTE COLOCADO À FRENTE DO CASO, QUANDO UM COLEGA SEU DESAPARECE MISTERIOSAMENTE. AS PROVAS PARECEM INDICAR QUE O DESPENHAR DO VOO DUBAI-PARIS FOI DESENCADEADA POR UM ATAQUE TERRORISTA E AS AUTORIDADES PRONTAMENTE DÃO O CASO POR RESOLVIDO.

NO ENTANTO, MATHIEU NÃO SE ENCONTRA SATISFEITO COM ESSAS CONCLUSÕES. À MEDIDA QUE OUVE E TORNA A OUVIR OS REGISTOS SONOROS DO DESASTRE, REPARA EM PORMENORES ROCAMBOLESCOS QUE O LEVAM A SUSPEITAR DE QUE TALVEZ TENHAM SIDO MANIPULADOS PARA ESCONDER UM SEGREDO INCONFESSÁVEL. É AÍ QUE ESSE METICULOSO PROCESSO INVESTIGATIVO O COMEÇA A ARRASTAR PARA UMA ESPIRAL DE DÚVIDA E SUSPEIÇÃO QUE O LEVA A QUESTIONAR TODOS OS QUE O RODEIAM.



REMINISCENTE DO CINEMA “PARANÓICO” DE ALFRED HITCHCOCK E ROMAN POLANSKI (GOZLAN É MESMO O PRIMEIRO A RECONHECER ESSE PARENTESCO), “CAIXA NEGRA” É UM ENIGMÁTICO THRILLER, QUE PRENDE O ESPETADOR À SUA CADEIRA DO INÍCIO AO FIM GRAÇAS A UM AGUERRIDO SENTIDO DE SUSPENSE, ARRASTANDO-O PARA A MESMA ESPIRAL INTERNA DE CONFLITOS EM QUE O PROTAGONISTA SE VÊ ENCARCERADO.

TUDO DERIVADO DA MISE EN SCÈNE INTENSAMENTE SENSORIAL DE GOZLAN, AQUI A BRINCAR COM A PALETA VISUAL E SONORA PARA DESENVOLVER UMA EXPERIÊNCIA PURAMENTE CINEMATOGRÁFICA, CUJA PUJANÇA É PERFEITAMENTE ENCARNADA NA COMPOSIÇÃO DE RARAS NUANCES DE PIERRE NINEY, PLENA DE FEBRILIDADE E NERVOSISMO, NUM FILME ONDE O QUE FICA PARA DIZER É TÃO IMPORTANTE COMO O QUE É DITO, A SUA PRESENÇA CAPTA BRILHANTEMENTE O TOM DESTE ADMIRÁVEL FILME.

★★★★
TEXTO DE MIGUEL ANJOS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÍTICA - "THE APPRENTICE - A HISTÓRIA DE TRUMP"

"The Apprentice", em Portugal, acompanhado pelo subtítulo "A História de Trump", tornou-se num dos filmes mais mediáticos do ano antes de ser revelado ao público, em maio, no Festival de Cannes, "poiso" habitual do seu autor, o iraniano-sueco-dinamarquês Ali Abbasi. De facto, os tabloides tiveram muito por onde pegar, houve um apoiante de Donald Trump que, inconscientemente, terá sido um dos financiadores de "The Apprentice" (só podemos especular que terá assumido que o filme se tratava de uma hagiografia, de pendor propagandístico), a campanha de boicote que Trump e a sua comitiva lançaram contra o filme, a dificuldade de encontrar um distribuidor no mercado norte-americano (nenhum estúdio quer ter um possível Presidente como inimigo), etc. A polémica vale o que vale (nada), ainda que, inevitavelmente, contribua para providenciar um ar de choque a "The Apprentice", afinal, como exclamam (corretamente) muitos dos materiais promocionais ...

"Flow - À Deriva" ("Straume"), de Gints Zilbalodis

Não devemos ter medo de exaltar aquilo que nos parece "personificar", por assim dizer, um ideal de perfeição. Consequentemente, proclamo-o, sem medos, sem pudores, "Flow - À Deriva", do letão Gints Zilbalodis é um dos melhores filmes do século XXI. Um acontecimento estarrecedor, daqueles que além de anunciar um novo autor, nos providencia a oportunidade rara, raríssima de experienciar "cinema puro". O conceito é simultaneamente simples e complexo. Essencialmente, entramos num mundo que pode ou não ser o nosso, onde encontramos apenas natureza, há resquícios do que pode, eventualmente, ter sido intervenção humana, mas, permanecem esquecidos, abandonados, nalguns casos, até consumidos pela vegetação. Um dia, um gato, solitário por natureza, é confrontado com um horripilante dilúvio e, para sobreviver, necessita de se unir a uma capivara, um lémure-de-cauda-anelada e um cão. Segue-se uma odisseia épica, sem diálogos, onde somos convidados (os dissidentes, cas...

"Oh, Canada", de Paul Schrader

Contemporâneo de Martin Scorsese, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, Paul Schrader nunca conquistou o estatuto de "popularidade" de nenhum desses gigantes... e, no entanto (ou, se calhar, por consequência de), é, inquestionavelmente, o mais destemido. Em 1997, "Confrontação", a sua 12ª longa-metragem, tornou-se num pequeno sucesso, até proporcionou um Óscar ao, entretanto, falecido James Coburn. Acontece que, o mediatismo não o deslumbrou, pelo contrário, Schrader tornou-se num cineasta marginal, aberto às mais radicais experiências (a título de exemplo, mencionemos "Vale do Pecado", com Lindsay Lohan e James Deen). Uma das personas mais fascinantes do panorama cultural norte-americano, parecia ter escolhido uma espécie de exílio, até que, "No Coração da Escuridão", de 2017, o reconciliou com o público. Aliás, o filme representou o início de uma espécie de trilogia, completada por "The Card Counter: O Jogador", em 2021, e "O ...