Avançar para o conteúdo principal
Crítica: "Dois é Demais... Ou Talvez Não!" ("Un Profil Pour Deux", de Stéphane Robelin




No panorama cinematográfico contemporâneo, parece notar-se um movimento emergente focado em contar histórias relacionadas com o envelhecimento. E, nesse sentido, o gaulês Stéphane Robelin assume-se como um cineasta particularmente interessante nessa mesma tradição. Afinal, encontramos nele, um narrador francamente habilidoso, capaz de evocar uma certa noção de realismo social humilde e sincero, que subtilmente vai sendo invadida por generosas doses de humor. Nesta sua segunda longa-metragem (antecedeu-se o muito recomendável E Se Vivêssemos Todos Juntos), encena a complexa relação entre um viúvo solitário e misantropo, que não abandona a sua casa há dois anos e, um escritor com pouca sorte, que é contratado para o ensinar a utilizar o computador. Aulas, que se transfiguram quando o já envelhecido Pierre se apaixona loucamente por uma jovem mulher com quem trava conhecimento num site de encontros e, rapidamente lhe propõe um encontro. Ora e, revelar mais detalhes acerca da narrativa é também correr riscos de estragar as surpresas, que o argumento brilhantemente construído de Robelin, reservou para os seus espetadores. E, como tal, reforcemos apenas, que descobrimos aqui uma comédia de costumes honesta e muitíssima divertida, que lentamente se vai transformando numa bonita reflexão acerca da solidão e da necessidade de amor.


Realização: Stéphane Robelin
Argumento: Stéphane Robelin
Género: Drama, Comédia, Romance
Duração: 99 minutos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÍTICA - "THE APPRENTICE - A HISTÓRIA DE TRUMP"

"The Apprentice", em Portugal, acompanhado pelo subtítulo "A História de Trump", tornou-se num dos filmes mais mediáticos do ano antes de ser revelado ao público, em maio, no Festival de Cannes, "poiso" habitual do seu autor, o iraniano-sueco-dinamarquês Ali Abbasi. De facto, os tabloides tiveram muito por onde pegar, houve um apoiante de Donald Trump que, inconscientemente, terá sido um dos financiadores de "The Apprentice" (só podemos especular que terá assumido que o filme se tratava de uma hagiografia, de pendor propagandístico), a campanha de boicote que Trump e a sua comitiva lançaram contra o filme, a dificuldade de encontrar um distribuidor no mercado norte-americano (nenhum estúdio quer ter um possível Presidente como inimigo), etc. A polémica vale o que vale (nada), ainda que, inevitavelmente, contribua para providenciar um ar de choque a "The Apprentice", afinal, como exclamam (corretamente) muitos dos materiais promocionais ...

"Flow - À Deriva" ("Straume"), de Gints Zilbalodis

Não devemos ter medo de exaltar aquilo que nos parece "personificar", por assim dizer, um ideal de perfeição. Consequentemente, proclamo-o, sem medos, sem pudores, "Flow - À Deriva", do letão Gints Zilbalodis é um dos melhores filmes do século XXI. Um acontecimento estarrecedor, daqueles que além de anunciar um novo autor, nos providencia a oportunidade rara, raríssima de experienciar "cinema puro". O conceito é simultaneamente simples e complexo. Essencialmente, entramos num mundo que pode ou não ser o nosso, onde encontramos apenas natureza, há resquícios do que pode, eventualmente, ter sido intervenção humana, mas, permanecem esquecidos, abandonados, nalguns casos, até consumidos pela vegetação. Um dia, um gato, solitário por natureza, é confrontado com um horripilante dilúvio e, para sobreviver, necessita de se unir a uma capivara, um lémure-de-cauda-anelada e um cão. Segue-se uma odisseia épica, sem diálogos, onde somos convidados (os dissidentes, cas...

"Oh, Canada", de Paul Schrader

Contemporâneo de Martin Scorsese, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, Paul Schrader nunca conquistou o estatuto de "popularidade" de nenhum desses gigantes... e, no entanto (ou, se calhar, por consequência de), é, inquestionavelmente, o mais destemido. Em 1997, "Confrontação", a sua 12ª longa-metragem, tornou-se num pequeno sucesso, até proporcionou um Óscar ao, entretanto, falecido James Coburn. Acontece que, o mediatismo não o deslumbrou, pelo contrário, Schrader tornou-se num cineasta marginal, aberto às mais radicais experiências (a título de exemplo, mencionemos "Vale do Pecado", com Lindsay Lohan e James Deen). Uma das personas mais fascinantes do panorama cultural norte-americano, parecia ter escolhido uma espécie de exílio, até que, "No Coração da Escuridão", de 2017, o reconciliou com o público. Aliás, o filme representou o início de uma espécie de trilogia, completada por "The Card Counter: O Jogador", em 2021, e "O ...