Avançar para o conteúdo principal
Crítica (MOTELx): "The Neighbor", de Marcus Dunstan


Título Original: "The Neighbor"
Realização: Marcus Dunstan
Género: Crime, Terror, Thriller
Duração: 87 minutos

Crítica: Marcus Dunstan e Patrick Melton, já haviam assinado o argumento de uma longa lista de títulos mais ou menos emblemáticos dentro do género do terror nos últimos anos (entre os quais, se destacam "O Bicho" e "The Collector"), ainda assim nada fazia antever que fossem capazes de um filme como "The Neighbor" (também realizado por Dunstan), um thriller de implacável intensidade, onde acompanhamos a história de um jovem casal que vive às custas de pequenos negócios ilegais. Tudo vai bem (ou, pelo menos na medida do possível), até ao dia em que a mulher desenvolve uma obsessão pelo vizinho, um tipo estranho e reservado, que está disposto a tudo para proteger os segredos que se ocultam na sua casa. Sinopse simples, que Dunstan e Melton habilmente transformam num conto moral inquietante, onde não faltam elementos de crítica social. Além disso, os atores são espantosos, desde o brilhante Josh Stewart (ator fetiche da dupla), a trazer à memória os heróis silenciosos dos westerns clássicos (uma das personagens até faz uma comparação nessa linha) até ao surpreendente Bill Engvall, um nome mais ligado à comédia, que aqui compõe um vilão carismático e imponente. Está encontrada uma das melhores fitas desta edição.

Filme Visionado no MOTELx 2016

Texto de Miguel Anjos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CRÍTICA - "THE APPRENTICE - A HISTÓRIA DE TRUMP"

"The Apprentice", em Portugal, acompanhado pelo subtítulo "A História de Trump", tornou-se num dos filmes mais mediáticos do ano antes de ser revelado ao público, em maio, no Festival de Cannes, "poiso" habitual do seu autor, o iraniano-sueco-dinamarquês Ali Abbasi. De facto, os tabloides tiveram muito por onde pegar, houve um apoiante de Donald Trump que, inconscientemente, terá sido um dos financiadores de "The Apprentice" (só podemos especular que terá assumido que o filme se tratava de uma hagiografia, de pendor propagandístico), a campanha de boicote que Trump e a sua comitiva lançaram contra o filme, a dificuldade de encontrar um distribuidor no mercado norte-americano (nenhum estúdio quer ter um possível Presidente como inimigo), etc. A polémica vale o que vale (nada), ainda que, inevitavelmente, contribua para providenciar um ar de choque a "The Apprentice", afinal, como exclamam (corretamente) muitos dos materiais promocionais ...

"Flow - À Deriva" ("Straume"), de Gints Zilbalodis

Não devemos ter medo de exaltar aquilo que nos parece "personificar", por assim dizer, um ideal de perfeição. Consequentemente, proclamo-o, sem medos, sem pudores, "Flow - À Deriva", do letão Gints Zilbalodis é um dos melhores filmes do século XXI. Um acontecimento estarrecedor, daqueles que além de anunciar um novo autor, nos providencia a oportunidade rara, raríssima de experienciar "cinema puro". O conceito é simultaneamente simples e complexo. Essencialmente, entramos num mundo que pode ou não ser o nosso, onde encontramos apenas natureza, há resquícios do que pode, eventualmente, ter sido intervenção humana, mas, permanecem esquecidos, abandonados, nalguns casos, até consumidos pela vegetação. Um dia, um gato, solitário por natureza, é confrontado com um horripilante dilúvio e, para sobreviver, necessita de se unir a uma capivara, um lémure-de-cauda-anelada e um cão. Segue-se uma odisseia épica, sem diálogos, onde somos convidados (os dissidentes, cas...

CRÍTICA - "MEMÓRIA"

Michel Franco é um cineasta empático? O termo raramente lhe foi associado, aliás, títulos como "Nova Ordem" ou "Crepúsculo" levaram muitos a acusá-lo de sadismo, apoiando-se permanentemente num niilismo incessante para encenar as mais abjetas barbaridades. Enfim, temos de assumir que quem levanta essas acusações nunca viu, por exemplo, "Chronic", o seu primeiro filme em inglês, onde não era possível fechar os olhos ao humanismo. Em "Memória", encontramo-lo na sua melhor forma, pronto para confundir os seus detratores, com um filme... "fofinho", devastador é certo, mas, "fofinho" na mesma. É o conto de Sylvia (Jessica Chastain), uma assistente social, profundamente traumatizada pelos abusos sexuais que sofreu, primeiro, às mãos do pai e depois, de um ex-namorado, e Saul (Peter Sarsgaard), cuja vida é moldada e, acima de tudo, condicionada por uma doença degenerativa debilitante. É um conceito, no mínimo, complexo, quanto mais n...