"CAIXA NEGRA", DE YANN GOZLAN
REALIZADOR DE "CAPTIVES" (EXIBIDO NA DEFUNTA MOSTRA SYFY DE CINEMA FANTÁSTICO, MAS NUNCA ESTREADO COMERCIALMENTE) E "UM HOMEM IDEAL" (CIRCUNSCRITO A PONTUAIS EXIBIÇÕES TELEVISIVAS E VIDEOCLUBES), YANN GOZLAN FINALMENTE CONSEGUE ESTREAR UM FILME SEU NAS SALAS DE CINEMA NACIONAIS E APETECE DIZER QUE OS PORTUGUESES NÃO PODIAM DEPARAR COM UMA MELHOR PORTA DE ENTRADA PARA A SUA OBRA.
EM "CAIXA NEGRA", GOZLAN LEVA-NOS AGORA ATÉ AO MUNDO SOMBRIO E EXTREMAMENTE COMPETITIVO DA AERONÁUTICA, ONDE OS ALTOS VALORES MONETÁRIOS ENVOLVIDOS E À AUTOMATIZAÇÃO DOS AVIÕES COLOCA EM CENA QUESTÕES IMPORTANTES NA RELAÇÃO HOMENS/MÁQUINAS E NOS JOGOS DE PODER ENTRE GRANDES EMPRESAS E O PRÓPRIO ESTADO.
TUDO COMEÇA COM A QUEDA DE UM AVIÃO NOVINHO EM FOLHA NOS ALPES. MATHIEU VASSEUR (PIERRE NINEY, COQUELUCHE DO ATUAL CINEMA FRANCÓFONO E ATOR FETICHE DE GOZLAN), UM ESPECIALISTA NA ANÁLISE DE CAIXAS NEGRAS, É SUBITAMENTE COLOCADO À FRENTE DO CASO, QUANDO UM COLEGA SEU DESAPARECE MISTERIOSAMENTE. AS PROVAS PARECEM INDICAR QUE O DESPENHAR DO VOO DUBAI-PARIS FOI DESENCADEADA POR UM ATAQUE TERRORISTA E AS AUTORIDADES PRONTAMENTE DÃO O CASO POR RESOLVIDO.
NO ENTANTO, MATHIEU NÃO SE ENCONTRA SATISFEITO COM ESSAS CONCLUSÕES. À MEDIDA QUE OUVE E TORNA A OUVIR OS REGISTOS SONOROS DO DESASTRE, REPARA EM PORMENORES ROCAMBOLESCOS QUE O LEVAM A SUSPEITAR DE QUE TALVEZ TENHAM SIDO MANIPULADOS PARA ESCONDER UM SEGREDO INCONFESSÁVEL. É AÍ QUE ESSE METICULOSO PROCESSO INVESTIGATIVO O COMEÇA A ARRASTAR PARA UMA ESPIRAL DE DÚVIDA E SUSPEIÇÃO QUE O LEVA A QUESTIONAR TODOS OS QUE O RODEIAM.
REMINISCENTE DO CINEMA “PARANÓICO” DE ALFRED HITCHCOCK E ROMAN POLANSKI (GOZLAN É MESMO O PRIMEIRO A RECONHECER ESSE PARENTESCO), “CAIXA NEGRA” É UM ENIGMÁTICO THRILLER, QUE PRENDE O ESPETADOR À SUA CADEIRA DO INÍCIO AO FIM GRAÇAS A UM AGUERRIDO SENTIDO DE SUSPENSE, ARRASTANDO-O PARA A MESMA ESPIRAL INTERNA DE CONFLITOS EM QUE O PROTAGONISTA SE VÊ ENCARCERADO.
TUDO DERIVADO DA MISE EN SCÈNE INTENSAMENTE SENSORIAL DE GOZLAN, AQUI A BRINCAR COM A PALETA VISUAL E SONORA PARA DESENVOLVER UMA EXPERIÊNCIA PURAMENTE CINEMATOGRÁFICA, CUJA PUJANÇA É PERFEITAMENTE ENCARNADA NA COMPOSIÇÃO DE RARAS NUANCES DE PIERRE NINEY, PLENA DE FEBRILIDADE E NERVOSISMO, NUM FILME ONDE O QUE FICA PARA DIZER É TÃO IMPORTANTE COMO O QUE É DITO, A SUA PRESENÇA CAPTA BRILHANTEMENTE O TOM DESTE ADMIRÁVEL FILME.
★★★★★
TEXTO DE MIGUEL ANJOS
Comentários
Enviar um comentário