"The Equalizer 2: A Vingança", de Antoine Fuqua
É sempre francamente positivo encontrar
um blockbuster contemporâneo, que sabiamente não confunda a mera acumulação de
efeitos visuais, com peripécias narrativas fascinantes e personagens
genuinamente cativantes. Nesse sentido, apetece mesmo dizer que este “The
Equalizer 2: A Vingança”, deixa um sabor eloquentemente classicista na boca do
espetador, não por estarmos perante uma obra-prima moderna (longe disso), mas
sim porque Antoine Fuqua é um cineasta de outros tempos, capaz de se apoiar em
duas valências que estes filmes têm esquecido: os atores e o argumento.
Reencontramos Denzel Washington como
Robert McCall, o justiceiro que continua a dedicar o seu quotidiano a proteger
os oprimidos, numa continuação que o coloca numa situação dúplice. Por um lado,
tenta abandonar a solidão permanente em que vive desde a morte da mulher, ao
criar ligações genuínas com duas almas perdidas (um adolescente que tanto pode
utilizar os seus talentos artísticos para alcançar um futuro melhor, ou cair
nas garras dos gangs locais, e um idoso ainda atormentado pelos horrores do
Holocausto). Por outro, quando uma amiga do passado é brutalmente assassinada,
o seu código de honra força-o a empregar os seus métodos sanguinolentos para
encontrar os culpados.
O
resultado, convenhamos, é ligeiramente esquemático, seguindo mais ou menos à
risca às convenções do género, no entanto, Fuqua e o argumentista Richard Wenk surpreendem-nos
ao dedicar o tempo devido à construção de todas as personagens envolvidas na
ação (não apenas o protagonista e o antagonista, mas também os secundários que
apenas pontualmente vão surgindo), desse modo, providenciando notória
intensidade dramática aos acontecimentos, e preparando um clímax apropriadamente
espetacular. E, claro está, Denzel Washington continua uma presença
extraordinariamente carismática, ainda que aqui seja rivalizado por uma estrela
em ascensão: Ashton Sanders.
Realização: Antoine Fuqua
Argumento: Richard Wenk
Elenco: Denzel Washington, Pedro Pascal, Ashton Sanders
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