Avançar para o conteúdo principal
"Vice", de Adam McKay


As primeiras longas-metragens de Adam McKay eram brilhantes desconstruções das fragilidades do ego masculino. No entanto, a imprensa secundarizou-as sempre devido à sua natureza cómica. Contudo, o sucesso financeiro que os seus títulos anteriores conquistaram, permitiu-lhe convencer a Paramount Pictures a conceder-lhe um desejo: auxiliá-lo a filmar A Queda de Wall Street, uma dissecação dos acontecimentos que conduziram à crise financeira de 2008. O filme valeu-lhe um Óscar de Melhor Argumento Adaptado e representou o começo de um segundo capítulo na filmografia de McKay, que se anunciou bastante interessado em abordar as muitas convulsões sociopolíticas de uma América dividida.

Dessa vontade nasceu Vice. Um contundente exercício satírico que ousa retratar a figura de Dick Cheney, o vice-presidente de George W. Bush. De onde vem o elemento de risco? Pois bem, de três fatores distintos. Primeiro, qualquer tentativa de convocar o nome de Cheney surgirá automaticamente assombrada por um “mediatismo” sensacionalista que contribui mais para o mitificar do que para racionalizar as suas ações. Segundo, ao adotar um olhar assumidamente anti-republicano, McKay corre o risco de alienar o segmento do público que discorde dele. Terceiro, Cheney permanece conhecido pelo secretismo que o guiava, pelo que, quem quiser construir um conto biográfico sobre ele, necessita forçosamente de recorrer à ficção para preencher múltiplas lacunas.


Porventura, por isso, somos imediatamente seduzidos por uma legenda inicial que nos informa dessa mesma necessidade e evidencia o sentido de humor que ajudará o cineasta e argumentista a desmontar a existência do biografado, proclamando o seguinte: “O que se segue é uma história verdadeira. Ou o mais verdadeira possível tendo em conta que Dick Cheney é um dos líderes mais secretistas da história. Mas porra, demos o nosso melhor!” Esboçamos um sorriso e os minutos iniciais limitam-se a legitimá-lo, apresentando os primeiros anos do futuro vice-presidente americano quase em jeito de comédia screwball. No entanto, nem Cheney demora a entrar no mundo da política, nem McKay a conduzir a fita para territórios mais negros…

Para tal, recuperando um dispositivo narrativo que aplicara no antecessor A Queda de Wall Street. Isto é, expor as maquinações de um certo microcosmo, não através de símbolos abstratos ou maniqueísmos simplistas, mas sim como um intrincado sistema de relações entre pessoas, onde o valor de cada individuo se resume mesmo às benesses que possa ter para oferecer a outro. Seguindo essa linha de pensamento, o filme vai-nos revelando um Dick Cheney que aparenta encarar cada interação como um mero elo numa cadeia de construção e consolidação de poder. Daí a importância da estrutura não linear, que consegue gerar uma textura narrativa peculiar e fascinante em que acontecimentos quase sempre distantes no tempo vão ecoando uns nos outros, revelando a perturbante argucia do seu indecifrável protagonista.


Os espetadores mais atentos aos bons filmes que temos visto recentemente, porventura, sentirão a vontade de desenhar paralelismos entre o cenário desumanizado de Vice e o igualmente satírico A Favorita, porém apetece-nos argumentar que Silvio e os Outros, de Paolo Sorrentino, seria uma comparação bem mais certeira, uma vez que ambos procuram encontrar uma dimensão quase transcendental na política. Para o italiano, as deambulações erráticas de Silvio Berlusconi faziam-se numa terra de fantasmas que, em última instância, o lançava para uma exploração onírica da condição humana e da nostalgia como um vicio inescapável. Para o americano McKay, Cheney e os seus companheiros de moral questionável não mais são do que “vampiros”, que se alimentam da ignorância de um povo de tal maneira extenuado dos males do quotidiano que simplesmente se recusa a pensar acerca da sua situação e dos monstros de carne e osso que dela se aproveitam (a última linha de diálogo condena essa atitude, de forma particularmente violenta). Assim, transformando Vice numa complexa tapeçaria emocional, política e moral, inteiramente ancorada num elenco preenchido por composições de muitas e intrincadas nuances emocionais (Christian Bale e Steve Carell são exemplos particularmente brilhantes disso mesmo).

Se quisermos manter essa lógica (e tudo indica que é isso que McKay deseja), então, Vice nem é bem um filme sobre Cheney, mas sim uma experiência cinematográfica que ambiciona utilizá-lo como veículo para questionar o porquê da indiferença global que tem conduzido seres quase demoníacos a cargos de liderança. Mas, Cheney também não é uma escolha aleatória, porque como nos é comunicado com inteligência e crueldade num momento particularmente inteligente, o mesmo passou anos à procura de uma ideologia que se adequasse a ele, até entender que não necessitava de uma, apenas de uma estratégia que lhe permitisse alcançar o poder que tanto cobiça.

Texto de Miguel Anjos

Título Original: “Vice”
Realização: Adam McKay
Argumento: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Tyler Perry, Alison Pill, Eddie Marsan, Justin Kirk, LisaGay Hamilton, Jesse Plemons, Bill Camp, Don McManus, Lily Rabe, Shea Whigham
Produtores: Brad Pitt, Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Will Ferrell, Adam McKay, Kevin J. Messick
Produtores Executivos: Megan Ellison, Chelsea Barnard, Jillian Longnecker, Robyn Wholey, Jeff G. Waxman
Diretor de Fotografia: Greg Fraser
Design de Produção: Patrice Vermette
Montagem: Hank Corwin
Ano de Produção: 2018
Duração: 132 minutos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)