Avançar para o conteúdo principal
Box-Office Portugal: 09 a 12 de Outubro 2014



Tal como na passada semana, o balanço a fazer em relação aos resultados de box-office apresentados pelo fim-de-semana que agora nos chegam é francamente positivo, sendo de notar em especial um aumento de 15% em relação à semana passada. Existem alguns detalhes importantes que importa salientar, porém vamos por partes:

As Estreias:

Espíritos demoníacos triunfam, Liam Neeson não...


Estávamos em Setembro do ano passado quando "The Conjuring - A Evocação" chegou às salas nacionais, um lançamento tímido e muito pouco confiante, "enterrado" num mar de muitas outras obras em situações semelhantes (em Portugal não há mercado para 10 filmes por semana, mas as distribuidoras parecem ainda não ter reparado nisso) uma receita para o desastre portanto. Só que contra todas as expetativas o filme surpreendeu e acabou por se tornar um sucesso de bilheteira por cá.
Um pouco mais de um ano depois a situação repete-se com a sua prequela "Annabelle", fita possuidora daquele que é (de longe) o resultado mais consistente a ser apresentado por uma estreia da semana: 16 mil espetadores em 30 salas. E isto com uma campanha de marketing reduzida e tardia (o poster português foi lançado com apenas uma semana de antecedência), o que me leva mais uma vez a lamentar a triste forma como as distribuidoras nacionais tratam obras de horror, um género que apresenta resultados consistentemente positivos, sempre que apoiado o suficiente (outro bom exemplo é o arrebatador sucesso que "Drácula: A História Desconhecida" tem tido por cá).
A Seguir: Com o Halloween a chegar, pouca competição dentro do género até Novembro ("O Senhor Babadook" e "Child Of God" são os únicos, porém tanto um como outro são produções profundamente alternativas, que nos chegam pela mão de pequenas distribuidoras). E  "Annabelle", com um forte boca a boca,  parece ter à partida potencial suficiente para chegar, pelo menos, até aos 60 mil espectadores.


"O Caminho Entre O Bem E O Mal" não é o tipo de obra a que Liam Neeson nos tem habituado nos últimos tempos, é mais negro, violento e adulto e o marketing (não só cá como um pouco por todo o lado) não parece ter percebido isso, promovendo-o de forma irregular e insuficiente, como tal deparamo-nos com um resultado que não sendo péssimo, também não é positivo 16.440 mil espectadores em 53 ecrãs (pois é, até revelar o número de salas até nem parecia mau, não era?).
Porém, como já foi dito estamos perante um filme adulto que (na melhor das hipóteses) poderá crescer com o passar no tempo (como aconteceu com "Em Parte Incerta"), mas para isso o boca a boca necessita de ser fortíssimo, especialmente tendo em conta a concorrência que se avizinha nas próximas semanas ("O Juíz", "Matem O Mensageiro", "Fúria", entre outros)
A Seguir: Se o boca a boca funcionar bem: 40 mil espetadores, senão...

A Sessão Dupla Alain Resnais:



Alain Resnais aclamado cineasta francês faleceu no início deste ano, e agora a Midas e a Alambique decidiram juntar-se para estrear as suas últimas duas obras no mesmo dia, e os resultados estiveram algures entre o mau e o péssimo, portanto sem mais demoras aqui vão eles:


Vocês Ainda Não Viram Nada! - 163 espectadores/2 Ecrãs

Sim chegou atrasado, sim é um filme alternativo, e sim foi lançado sem qualquer tipo de marketing, mas nada disso interessa porque 163 espectadores em 2 salas não são de maneira nenhuma aceitáveis...
Lançado em exclusivo no altamente concorrido (ironia) Cinema Ideal (propriedade da Midas Filmes) e no UCI Arrábida, é seguro assumir que depois deste resultado, por melhor que seja o boca a boca (e pelo que se tem ouvido por aqui não é de todo positivo) a carreira de "Vocês Ainda Não Viram Nada!" acabou antes de começar.
A Seguir: Caso a Midas Filmes esteja interessada em perder dinheiro: um lançamento em DVD.


Amar Beber E Cantar - 1.576 espectadores/6 ecrãs

"Amar Beber E Cantar" fica para a história como a última obra de Alain Resnais, mas não foi por isso que os portugueses decidiram ir até às salas para a ver, isto porque se de facto os seus 1.576 espectadores são superiores aos 163 de "Vocês Ainda Não Viram Nada!" também é verdade que foram conseguidos em 6 ecrãs ao invés dos 2 possuídos pela outra fita, o que se torna ainda pior quando verificamos que entre essas 6 salas se contam cinemas top para obras mais alternativas, como o UCI El Corte Inglês ou a sala do cinema francês no NOS Amoreiras.
A Seguir: Caso a Alambique esteja interessada em perder dinheiro: um lançamento em DVD.

"A Boa Mentira", "Aproveita A Vida Henry Altmann" E A Falta De Marketing


Tem começado a ser bastante comum, todas as semanas estrearem uma ou duas obras de cariz mais adulto, lançadas de forma invisível em cerca de dez ou mais salas. O resultado é obviamente o colapso. Na passada quinta-feira assistimos a dois destes lançamentos "A Boa Mentira" acabado de sair do Festival de Toronto com Reese Witherspoon, e "Aproveita A Vida Henry Altmann" uma comédia dramática que se apresenta como sendo um dos últimos projetos de Robin Williams.
Tanto um como outro apresentam um claro potencial, porém para isso era preciso apoio da parte das suas respetivas distribuidoras. E por isso pergunto, porque é que as mesmas continuam a gastar dinheiro nestes filmes só para depois os "despejarem" nas salas?

Aproveita A Vida Henry Altmann - 5.140 espectadores/18 salas



A Seguir: Apesar de tudo, tendo em conta a forma como foi lançado e o tipo de filme que é (ou seja, uma fita que apela principalmente a adultos que não "correm" para as salas e em vez disso visitam-nas de forma mais lenta, porém consistente) dependendo dos valores que conseguir até quarta (fulcrais para qualquer análise séria) poderá, na melhor das hipóteses chegar aos 20 mil espetadores.

A Boa Mentira - 3.626 espectadores/16 salas



A Seguir: Com resultados tão fracos dificilmente chegará muito longe, portanto 7 mil espetadores.

As Outras Estreias:

- "O Clube De Elite" - 267 espetadores/5 salas
- "Heimat - Crónica De Uma Nostalgia" - Parte II - 331/2 salas
- "Doce Amargo Amor" - 91 espectadores/1 sala

Os Holdovers (ou seja, filmes que já se encontravam em exibição):

Foram eles as verdadeiras estrelas da semana, e passo já a explicar porquê.


Drácula - A História Desconhecida

Já tinha surpreendido na semana passada e agora volta a fazê-lo, aguentando-se no primeiro posto e perdendo apenas 25% de espectadores (50% é geralmente a norma, em especial no que diz respeito a blockbusters) o que aponta para uma ótima reação da parte do público. Após 11 dias em exibição já chegou aos 84.700 mil espetadores.
A Seguir: A competição que se aproxima é forte, mas mesmo assim os 130 mil espetadores (talvez mais) são já uma certeza.


Houve quem achasse os seus 25 mil espetadores (nos primeiros 4 dias de exibição) desapontantes, tendo em conta a obra em questão, porém importa realçar que estamos perante um filme que devido à sua extensa duração, "compete" com menos duas sessões por dia, apresenta uma classificação restritiva (M/16), e como é óbvio (ou pelo menos devia ser) trata-se muito mais de um "corredor de fundo" do que de um êxito imediato. E isso foi provado este fim-de-semana em que a fita de David Fincher assistiu a um aumento de 4,3% na bilheteira, chegando assim a um total de 64.569 espectadores, claramente auxiliados pelo forte boca a boca que tem vindo a receber.
A Seguir: 100 mil espetadores.




7ª Anão: O Pequeno Herói

Outra obra a demonstrar uma subida no número de espetadores à segunda semana, sendo que neste caso tivemos dois fatores de grande importância: a chuva, e o facto de se tratar da única obra de animação no mercado. Foi até agora visionada por 20.344 espectadores
A Seguir: "Os Monstros Das Caixas" vão ocupar o mercado na próxima semana e consequentemente ofuscar esta obra alemã.

Vasconcelos E Botelho Vêm Ao Salvamento Do Cinema Portugês:

                     

Quando já se pensava que o cinema português morria este ano, António-Pedro Vasconcelos e João Botelho apareceram com as suas mais recentes obras que continuam a resistir à concorrência e a apresentar resultados de imensa consistência.

Os Gatos Não Têm Vertigens - 61.913 espectadores

A Seguir: 80 mil espetadores.

Os Maias - Cenas Da Vida Romântica - 82.351

A Seguir: Caso as sessões escolares que estão a ser aparentemente planeadas corram como o esperado: 100 mil espetadores

Uma nota ainda, a respeito do cinema nacional para "Alentejo Alentejo", um documentário do qual nunca ninguém esperou muito e que acabou por encontrar o seu público e chegar aos 5.267 espectadores em apenas 3 salas.

Que Mal Fiz Eu A Deus?
Resposta: Nenhum, Mesmo.


Uma última menção para esta comédia da Outsider Films, que na 12ª semana registou 1.952 espetadores, chegando assim aos 101.379 espetadores.
A Seguir: Depois disto, acho que é seguro assumir que a obra nunca vai sair das salas portuguesas...

Ao todo as salas de cinema nacionais foram visitadas por 186 mil espetadores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)