Avançar para o conteúdo principal
Crítica: "Agora Estamos Sozinhos", de Reed Morano


A humanidade permanece fascinada com a possibilidade da sua própria aniquilação, e a melhor maneira de o comprovar, será olhar para a proliferação de contos apocalípticos. Aliás, poderíamos mesmo argumentar, que esses cenários se tornaram tão comuns, que se torna necessário questionar se ainda existem novas e excitantes variações sobre eles, à espera de serem descobertas? Pois bem, o melancólico “Agora Estamos Sozinhos”, de Reed Morano, aí está para evidenciar que continuam mesmo a haver caminhos bastante curiosos por percorrer. Nele se conta a história de Del (Peter Dinklage), um bibliotecário, que aparenta sempre ter coabitado com um sentimento de constante solidão, que pensava ser o único sobrevivente de um enigmático evento, que conduziu os restantes humanos a falecer subitamente. No entanto, o seu quotidiano austero, vai ser interrompido pelo surgimento de uma adolescente (Elle Fanning), cuja proveniência e identidade constituem verdadeiros mistérios para Del.


Ora, não adiantaremos mais detalhes acerca das nuances do que vai acontecendo à dupla, visto que um dos aspetos mais prazerosos de “Agora Estamos Sozinhos” é mesmo o de o descobrir. Dito de outro modo, Reed Morano procurou fazer um filme que não encaixasse em nenhuma das gavetas, onde o pudéssemos encafuar, e os resultados correspondem a um contundente objeto de cinema, a oscilar entre o melodrama e o thriller psicológico (se quiséssemos ser polémicos, diríamos que os primeiros 30 minutos, possuem um comovente naturalismo, que só encontrará paralelos nos exaustivos documentários de Frederick Wiseman), para culminar numa reta final indescritivelmente bela, capaz de relançar uma velha questão de ordem filosófica. A saber, quem somos, e como somos, quando aquilo que define a nossa identidade é colocado em causa? “Agora Estamos Sozinhos”, honra lhe seja feita, nunca evidencia qualquer tipo de interesse em oferecer-nos respostas fáceis, ou explicações simplistas, e também, por isso, o amamos tanto. Na sua infinita complexidade, a película de Morano só nos quer mesmo fazer companhia enquanto refletimos.



Realização: Reed Morano

Argumento: Mike Makowsky

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)