Avançar para o conteúdo principal
"Violeta", de Kantemir Balagov


Caso nos pedissem para enumerar cineastas russos contemporâneos, é bem possível que não conseguíssemos aguentar muito tempo. Afinal, todos conhecemos Andrey Zvyagintsev, Timur Bekmambetov, Aleksandr Sokurov ou Andrei Konchalovsky, mas… e os outros? Os filmes de Andrei Tarkovski e Sergei Eisenstein continuam a circular livremente (a Leopardo Filmes dedicou mesmo uma retrospetiva ao primeiro há relativamente pouco tempo), no entanto, fora lançamentos pontuais de filmes de realizadores que nunca reencontramos no circuito comercial de salas, pouco ou nada sabemos sobre a produção russa contemporânea. Serve isto para dizer que nenhum espetador que tenha como base única e exclusivamente as longas-metragens que os distribuidores portugueses lhe providenciam não pode dizer que conhece bem essa cinematografia, pelo que, qualquer tentativa de encontrar padrões estéticos, narrativos ou temáticos é apenas e só um exercício especulativo.

No entanto, o facto de depararmos com uma experiência tão inusitada como Violeta no mesmo ano em que Vem e Vê se estreou em Portugal (demorou 34 anos, mas aconteceu), parece-nos uma coincidência tão feliz que é imperativo mencioná-la. Porquê? Pois bem, porque ambos ilustram olhares contundentes e perturbadores sobre os custos humanos da Segunda Guerra Mundial. Em Vem e Vê, os horrores desse contexto são filtrados pela mente inocente de uma criança que rapidamente vai ser destruída pela desconcertante realidade da sua condição. Em Violeta, somos convidados a ocupar o espaço de duas mulheres, que tentam reconstruir as suas vidas num ambiente que aparenta ser apocalíptico (estamos a ver imagens de um passado distante, mas poderiam pertencer aos cenários desencantados de uma qualquer Resident Evil). O que imediatamente sugere uma subtil variação sobre o estilo de títulos bélicos que nos habituámos a ver: a perspetiva feminina, num universo que tem sido dominado por histórias sobre homens.


A personagem que dá título ao filme é Iya (interpretada pela estreante Viktoria Miroshnichenko), uma enfermeira num hospital que trata os soldados feridos na guerra. Estamos em Leningrado, 1945, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, e ela é apenas um dos inúmeros seres com marcas traumáticas do conflito armado, a ponto de ser conduzida a um estado catatónico, com a respiração entrecortada e o olhar fixo, de forma mais ou menos frequente. Como se a vida se suspendesse por breves segundos, antes de tudo regressar ao “normal”. Iya não é exatamente uma pessoa sociável e poucos são os que conseguem aproximar-se dela, contudo, trata os seus pacientes com uma bondade e paciência que faz com que os mesmos e os profissionais que com ela trabalham, sintam uma enorme simpatia por ela. Mas, essa rotina será drasticamente alterada pelo aparecimento da sua melhor amiga Masha (Vasilisa Perelygina), saída da frente de batalha, com o objetivo de encontrar uma manifestação de amor no meio dos escombros deixados por uma Guerra que não poupou nada, nem ninguém.

A câmara acompanha as deambulações das duas (a quem, a certo ponto, se juntarão dois homens, por um breve período de tempo), como quem tenta documentar o quotidiano de um qualquer animal selvagem, na esperança de entender os seus pensamentos por via da observação, fazendo de Violeta uma espécie de investigação às recônditas profundezas do ser, onde parece existir apenas uma extensão da dor evidenciada pelo exterior. Isto, embrulhado num meticuloso trabalho de realização, sempre atento aos mais ínfimos detalhes que caracterizam aqueles espaços, aquelas pessoas. Assim, a componente estética do filme vai assumindo uma importância fundamental, auxiliando Bagalov a transmitir as sensações que as suas personagens experienciam, afinal, ele é mesmo um autor que entende a vitalidade da estética (e, particularmente, a textura) como um valor expressivo.

Texto de Miguel Anjos

Título Original: “Dylda”
Realização: Kantemir Balagov
Argumento: Kantemir Balagov, Aleksandr Terekhov
Elenco: Viktoria Miroshnichenko, Vasilisa Perelygina, Andrey Bykov

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)