Avançar para o conteúdo principal
Crítica: Guardiões Da Galáxia (Guardians Of The Galaxy), de James Gunn


Há um elemento que qualquer filme necessita, independentemente do seu género, ou do seu tom. Falo naturalmente do "elemento humano", aquela componente quase mágica que o cinema tem de nos ligar às personagens das histórias que conta, esse elemento que nos faz rir com aquelas pessoas (ou animais e outras criaturas sobrenaturais ou não), chorar com elas, sentir o seu prazer e o seu sofrimento e, por vezes, até temer pela sua sobrevivência. "Guardiões Da Galáxia" funciona porque James Gunn, sabe disso e aplica-o na realização de um filme verdadeiramente único.
Tudo começa pelo argumento, com Gunn (cineasta de culto americano que aqui se estreia no cinema comercial, sem perder nenhuma das características específicas do seu cinema que o fazem um autor tão especial no panorama atual), a conseguir um extraordinário balanço entre comédia e ação, nunca descurando o drama e, acima de tudo as personagens, que são um dos enormes pontos fortes do filme, com o cineasta e argumentista, a oferecer uma surpreendente humanidade a este grupo de heróis (onde só se conta um humano), aliás é impressionante que numa produção desta escala, repleta de efeitos visuais, e gigantescas cenas de ação, Gunn consegue transformar a sua obra num filme tão tocante. Isto porque no fundo "Guardiões Da Galáxia", não é só uma película de ação, é uma história sobre "pessoas" incapazes de se integrar na sociedade que as rodeia, acabando assim por viver sós, à margem, numa qualquer periferia, e por isso esta não é apenas uma obra para nerds ou aficionados do cinema mainstream hollywoodesco que por esta altura invade os ecrãs de cinema. É acima de tudo para aqueles que já sentiram solidão, amor, amizade ou perda, para aqueles que ainda não a visionaram pode parecer exagero, mas a verdade é que este "Guardiões" é um dos filmes, mais emocionalmente complexos da temporada.
Porém, é importante destacar que Gunn consegue fazer isto sem nunca nos tirar um sorriso da cara, aplicando aqui o estilo de humor "série B" que tem vindo a aperfeiçoar desde "Slither" e "Super" (as anteriores obras do realizador), sempre com um grau elevado de eficácia, para isso tem a ajuda do seu elenco, especialmente Chris Pratt, que aqui se reinventa como um ator dramático nunca deixando para trás, no entanto, o seu passado no humor e apresentando aqui um magnífico timing cómico. Contudo, é também necessário fazer especial menção a Bradley Cooper e Vin Diesel que têm aqui dois dos personagens mais humanos do ano, um guaxinim e uma árvore respetivamente.
No todo "Guardiões Da Galáxia" é simultaneamente empolgante, hilariante e comovente, é uma obra que todos poderão ver e com qual todos se poderão identificar, e essa é a maior recomendação possível.
9/10 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)