Avançar para o conteúdo principal
Crítica: A Viagem Dos Cem Passos (The Hundred Foot-Journey), de Lasse Hallström


Não tem tido a vida facilitada este "A Viagem Dos Cem Passos", inicialmente pensava-se que seria um dos grandes sucessos do verão, até por ser uma das únicas propostas dentro do panorama comercial desta altura do ano a fugir à classificação de blockbuster, e depois por ter Steven Spielberg e Oprah Winfrey como produtores (sendo que cada um vem de uma longa linha de sucessos recentes). Mas a verdade é que acabou por passar completamente despercebido, especialmente em mercados europeus, e embora a crítica não costume influenciar o mercado, certamente não foi positiva para a obra o arraso que sofreu pela parte da crítica. E embora de facto não estejamos perante um grande filme (longe disso), a verdade é que também não havia razão para tanto.
E no geral, esta obra de Lasse Hallström só sofre de um verdadeiro grande problema, o pior é que este último acaba por existir num elemento fulcral para qualquer obra: o argumento. O que até acaba por ser estranho tendo em conta que o argumentista é nada mais nada menos que Steven Knight responsável pelo extraordinário "Locke", que aqui curiosamente comete todos os erros que evitou nessa obra (embora aqui a culpa também não recaia somente sobre ele, pois neste caso está simplesmente a adaptar um bestseller), nomeadamente no desenvolvimento de personagens que aqui vai alternando entre insuficiente ou inexistente, aliás com exceção do personagem de Om Puri, ninguém aqui tem muito que fazer, além disso se a primeira metade do filme avança com segurança (apesar de estar completamente presa a um mar de clichés), a segunda parte anda completamente à deriva, com a história a incorporar uma variedade de elementos puramente desnecessários, unicamente para encher espaço até à (previsível) conclusão, que vão desde atos de discriminação (sendo que este se apresenta como especialmente forçado) e até uma espécie de reboot do que veio antes. Além disto, é ainda impossível deixar de mencionar a péssima interpretação de Helen Mirren, onde um sotaque ridiculamente falso se junta a uma caricatura altamente exagerada de uma personagem já de si bastante batida neste género de filme e (com exceção de algumas cenas vagamente decentes) a um imenso overacting.
Já a nível de pontos fortes temos a lenda do cinema indiano Om Puri a apresentar um ótimo timing cómico, e a brilhar em todos os momentos dramáticos a que a obra lhe dá direito, e apesar de todos os seus problemas o argumento ainda vai conseguindo apresentar alguns frequentes e sólidos apontamentos cómicos.
E no todo este "A Viagem Dos Cem Passos" é algo inconsistente, mas apesar de tudo encerra em si boas intenções, e até algumas ideias interessantes, que só pecam por serem apresentadas de forma desorganizada entre os vários momentos mais cliché da obra, porém graças a uma realização bem ritmada que evita que o filme se arraste mais do que aquilo a que o argumento já obriga, uma boa interpretação de Om Puri e uns frequentes e sólidos apontamentos cómicos, esta obra acaba por conseguir divertir e entreter razoavelmente. Come-se bem, mas há pratos melhores em exibição.
6/10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Destroyer: Ajuste de Contas" O falhanço financeiro de um duo de produções conturbadas (“Aeon Flux” e “O Corpo de Jennifer”) remeteram Karyn Kusama a um silêncio demasiado longo. No entanto, em 2016, reencontrámo-la aos comandos de um filme francamente impressionante. Chamava-se “The Invitation” e convidava-nos a entrar na intimidade fantasmática de um homem que não conseguia ultrapassar um acontecimento traumático que o destruiu. Passou completamente ao lado do circuito comercial, contudo, tornou-se num fenómeno de culto em homevideo e deu visibilidade suficiente à sua autora para lhe permitir filmar com um orçamento mais alto (9 milhões), o apoio de um estúdio interessado em auxiliar cineastas ousados (a Annapurna) e um elenco preenchido por nomes sonantes para filmar o seu magnum opus , ou como diriam os românticos alemães do século XIX a sua Gesamtkunstwerk (“obra de arte total”). Trata-se do conto sanguinolento e melancólico de Erin Bell (Nicole Kidman). Uma
"Clímax", de Gaspar Noé Nos primeiros minutos de “Clímax” é-nos providenciado um plano aéreo de uma mulher ensanguentada a percorrer um mar de neve, eventualmente caindo prostrada no branco e nele se distendendo. É a chamada  god’s eye view , um enquadramento da visão divina, que contempla as minúsculas romagens humanas lá do alto, sempre com indiferença. Essa vista alonga-se, para encontrar uma árvore, numa panorâmica lenta que vai abrindo caminho para o horizonte, orientando-se de tal modo que coloca a rapariga no céu e, por conseguinte, Deus na terra. Ainda não terminaram os segundos iniciais da sexta longa-metragem de Gaspar Noé e o mesmo já declarou que as imagens delirantes a que seremos expostos nos seguintes 95 minutos, se encontraram num intervalo permanente e perturbante entre o olhar distante de um qualquer Deus terreno e a lógica sacralizadora de um artista em busca de sensações viscerais. Caso restem dúvidas, o ecrã é imediatamente apoderado por uma
"Juliet, Nua", de Jesse Peretz Quando uma comédia romântica funciona mesmo muito bem, dão-se dois acontecimentos intrinsecamente interligados. Primeiro, começamos a acreditar nas personagens em causa, e a reconhecermo-nos nelas. Segundo, os apontamentos humorísticos convencem-nos tão bem do ambiente de aparente ligeireza, que somos completamente surpreendidos, quando a narrativa nos confronta com temáticas sérias. Felizmente, “Juliet, Nua” constitui mesmo um desses pequenos milagres. Um olhar, simultaneamente, melancólico e hilariante sobre um trio de indivíduos, que tentam encontrar o melhor caminho possível para a felicidade, dentro das situações francamente complexas, que os “assombram”. Resumindo de maneira necessariamente esquemática, esta é a história de Annie (a sempre confiável Rose Byrne), uma mulher de meia-idade, oriunda de uma pequena vila britânica, daquelas onde nunca nada parece acontecer, que namora com o intelectual Duncan (Chris O’Dowd)