Crítica: "All Eyez on Me", de Benny Boom
Título
Original: "All Eyez on Me"
Realização: Benny Boom
Argumento: Jeremy Haft, Eddie Gonzalez, Steven Bagatourian
Género: Drama, Biografia
Duração:
140 minutos
Distribuidor:
NOS Audiovisuais
Classificação
Etária: M/16
Data de
Estreia (Portugal): 22/06/2017
Decorreram mais de cinco anos entre o momento em All
Eyez on Me fora anunciado e, a sua estreia nos Estados Unidos (no passado
dia 16 de Junho, data em que Tupac celebraria 45 anos), com uma série de movimentações
nos bastidores, entre as quais se contam umas quantas mudanças de cineastas (John
Singleton e Carl Franklin, ambos chegaram a aceitar o cargo, mas acabaram por abandonar
o projeto), a dificultarem constantemente o começo das filmagens, que finalmente
avançaram após a contratação de Demetrius Shipp Jr. como protagonista. Com esse
tumultuoso processo para trás e, uma estreia arrebatadora em solo
norte-americano (tendo duplicado as projeções do estúdio, para o primeiro
fim-de-semana nas salas), o filme de Benny Boom (um veterano dos telediscos,
especialmente, no mundo do hip hop)
chega ao nosso mercado, com uma campanha de marketing robusta (a esbarrar com
um lançamento bem limitado) e, poderá surpreender alguns. É que, Tupac seria
tudo menos uma figura simples e fácil de encaixar no modelo meio-caricatural,
que geralmente caracteriza estas produções biográficas e, felizmente Boom soube
reconhecer isso e, com a ajuda do seu trio de argumentistas, resolveu construir
um retrato, que mesmo utilizando elementos narrativos mais ou menos
convencionais (tal como a entrevista, que serve como ponto de partida para os
acontecimentos, que se seguem), consegue retratar o homem por detrás da lenda,
redescobrindo a fundamental dimensão poética, que sempre marcou a sua escrita
e, através de uma performance simplesmente espantosa do estreante Shipp Jr.,
que capta a essência, a verve do rapper norte-americano, de forma quase arrepiante,
é mesmo um daqueles casos, em que nos apetece proclamar que uma estrela nasceu.
8/10
Texto de Miguel Anjos
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